sábado, 15 de outubro de 2011

TENDÊNCIAS PARA CASA DE BANHO

Encontrei este artigo numa nova revista online, “Marcas e Produtos”, muito interessante.

Inscrevam-se aqui, basta colocar o nome e o email e o melhor é que é grátis.

Vamos então ao artigo.

A casa de banho é também um local onde o estilo e o design podem, e devem, marcar presença. Afinal, é uma zona do lar onde cuidamos do íntimo.

Por isso, idealizar estes espaços com conforto poderá ser um contributo importante para um estilo de vida mais agradável e relaxado.

base de duche

As três principais tendências para 2011/2012 são: 'Green Bathroom: back to nature!', 'Easy Bathroom: it coulcUYt be easier!' e 'Bathroom Interior: away from the wall!'.

No primeiro caso, trata-se de uma vertente que realça os elementos naturais e a sua harmonia, numa óptica que joga na lógica do ambiental. Tudo no Green Bathroom gira em torno do uso responsável do escasso recurso que é a água e do design sustentável na casa de banho, o que significa, por exemplo, utilizar materiais reciclados tais como metal, madeira, vidro e cerâmica.

Já a tendência Easy Bathroom reflecte uma procura crescente por parte dos designers em propor elementos que juntem a estética à funcionalidade, muito concretamente promovendo a facilidade de acesso à casa de banho, mas não apenas em idade avançada.

O objectivo é ter conforto para todas as gerações sem ter de se abdicar do bom design. Aqui vingam espaços abertos em que a zona mais íntima da casa comunica de forma directa com outras divisões, como os quartos ou mesmo a cozinha.

A noção de espaço é também aproveitada para retirar elementos potencialmente claustrofóbicos, pois é de facto aqui que a grande maioria das pessoas começa o seu dia a dia.

wc

A terceira tendência - Away from the wall - significa que o moderno design está a quebrar com as regras institucionalizadas. Elementos como duche e até a sanita surgem agora integrados na concepção global de espaço e muitas vezes sem estarem agregados a paredes. Ousada, esta tendência mostra que a criatividade ao nível de design de interiores está no auge, uma vez que a articulação com processos de sustentabilidade e funcionalidade tem vindo a puxar pelas ideias dos especialistas.

wc

Mas as evoluções não se limitam a questões estéticas, bem pelo contrário, relacionam-se fortemente com a eficiência tecnológica, muito ligada ao surgimento dos edifícios inteligentes e sustentáveis.

Há, por exemplo, uma grande preocupação em transmitir uma abordagem integrada da utilização de água e energia, o eme constitui igualmente um vector central de futuro, em conjugação com o conforto e segurança. A casa de banho do futuro torna-se um elemento funcional e articulado com todo o domicílio, tanto ao nível estético como na utilização quotidiana.

torneira

A automação de edifícios e tecnologia de energia, energias renováveis, ar condicionado, arrefecimento e tecnologia de ventilação, permite aos fabricantes apresentarem os seus mais recentes produtos como sistemas eficientes caie utilizam energias renováveis como a solar e a energia geotermal ou biomassas, aparelhos para aquecimento e arrefecimento, ar condicionado solar, recuperadores de calor e também arrefecimento indirecto por evaporação. Nas modernas sociedades é conceito de eficiência prevalece em quase todas as áreas. Pois aqui também!

wc

Ao nível de cores, destaque evidente para tons que transmitem tranquilidade, como o azul marinho, os castanhos claros ou os verdes não muito acentuados. De facto, numa perspectiva um pouco holística da coisa, a ideia dos designers é que a casa de banho seja um ponto de relaxamento e empatia, de modo a contrabalançar o stress das vidas actuais. Visualmente, pretende-se também jogar com a luz, de preferência natural, mas acompanhada de focos pontuais para gerar total equilíbrio ao nível de design, satisfação e prazer.

base de duche

wc

Não deixe de visitar o site Remodelações.NET, profissionais desde 1977.

O que achou deste artigo? Achou-o útil?

Dê a sua opinião! Deixe o seu comentário!

A perfeição é a nossa meta.

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário